quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Reforma Ortográfica



As novas regras da língua portuguesa deverão ser implementadas em 2009. Veja o que muda:

O alfabeto passa a ter 26 letras, com a inclusão de "k", "y" e "w". A utilização dessas letras permanece restrita a palavras de origem estrangeira e seus derivados, como "kafka" e "kafkiano".
* Trema - desaparede de vez.
Ex: "lingüiça" e "tranqüilo" passarão a ser grafadas sem o sinal gráfico sobre a letra "u".
exceção: nomes estrangeiros e seus derivados, como "Müller" e "Hübner".

*Paroxítonas com ditongos abertos "ei" e "oi" --como "idéia", "heróico" e "assembléia"-- deixam de levar o acento agudo. O mesmo ocorre com o "i" e o "u" precedidos de ditongos abertos, como em "feiúra". Também deixa de existir o acento circunflexo em paroxítonas com duplos "e" ou "o", em formas verbais como "vôo", "dêem" e "vêem".

* Consoantes mudas - não são pronunciadas na fala, serão abolidas da escrita.
exemplo : "objecto" e "adopção", nas quais as letras "c" e "p" não são pronunciadas.

* Hifen - O sinal será abolido em palavras compostas em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento também começa com outra vogal.
Ex: aeroespacial (aero + espacial) e extraescolar (extra + escolar).
Quando o primeiro elemento finalizar com uma vogal igual à do segundo elemento, o hífen deverá ser utilizado. Ex: "micro-ondas" e "anti-inflamatório".
Casos em que a primeira palavra terminar em vogal e a segunda começar por "r" ou "s", essas letras deverão ser duplicadas. Ex: "anti" + "semita": "antissemita".
Exceção: quando o primeiro elemento terminar em "r" e o segundo elemento começar com a mesma letra a palavra deverá ser grafada com hífen.
Ex: "hiper-requintado" e "inter-racial".





fonte: http://www.folhaonline.com.br/

Nenhum comentário: